Consultoria

A IFRSBrasil presta serviços de consultoria nas áreas de contabilidade, tributos e financeira em geral. Somos especializados em contabilidade societária/internacional nos mais diversos ramos de atividades.

Sobretudo, nossos serviços se concentram nas seguintes áreas:

Testes de impairment de ativos não financeiros (IAS 36 / CPC 01)

Segundo a IAS 36 – Impairment of Assets, consubstanciadas no CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, as entidades devem confeccionar testes de impairment para seus ativos em algumas situações e casos específicos.

A IFRSBrasil tem vasta experiência nesse campo e pode ajudar a sua empresa na preparação dessa importante etapa no fechamento das demonstrações contábeis.

Laudos de avaliação na aquisição de participações societárias 

A Lei 12.973 trouxe inovações na legislação tributária brasileira, alterando alguns pontos específicos, decorrentes da alteração vivida em nossa contabilidade societária com o advento das IFRS/CPCs.

Uma dessas inovações foi a necessidade de se protocolar o laudo de avaliação preparado por perito independente na Receita Federal ou seu sumário no Cartório de Registro de Títulos e Documentos quando da aquisição da participação societária, segregando o goodwill (ou compra vantajosa), do valor justo dos ativos líquidos identificáveis, da mais-valia,  etc. até o fim do 13.º mês após a referida aquisição.

A IFRSBrasil pode ajudar sua empresa na confecção do laudo para a entrega à Receita e/ou ao Cartório de Registro.

Projetos de conversão para IFRS/CPC e para IFRS for SMEs/CPC para PMEs

A conversão para o padrão internacional (IFRS) é uma fase difícil e importante para qualquer empresa e um processo bem estruturado tem como característica a redução de custos futuros, bem como a possibilidade da empresa efetuar as demonstrações futuras sem a necessidade de consultoria em períodos posteriores.

A IFRSBrasil tem experiência na conversão de demonstrações contábil, tanto no padrão Full (SAs, empresas de grande porte, instituições financeiras), como no padrão para Pequenas e Médias Empresas (IFRS for SME ou CPC para PMEs).

Estudos técnicos de realização de créditos tributários

A realização de créditos fiscais é um dos assuntos mais delicados em contabilidade, sobretudo pela característica desse ativo, de se realizar conforme os lucros tributáveis futuros de uma entidade.

Muitos órgãos reguladores nacionais, tais como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central do Brasil (BACEN), exigem a preparação de Estudos Técnicos de Realização de Créditos Tributários por parte de seus regulados.

A IFRSBrasil tem vasta experiência na confecção de tais estudos, podendo cooperar com sua instituição em relação à esse importante documento.

Projetos de revisão e melhoria de notas explicativas

Uma das principais dificuldades advindas com a convergência aos padrões internacionais de contabilidade é a quantidade e extensão das notas explicativas requeridas. Mesmo após mais de 5 anos dessa convergência, ainda são observadas algumas falhas importantes nas notas das empresas.

A IFRSBrasil tem grande know-how no tocante a divulgação de notas explicativas segundo o padrão internacional, podendo contribuir com uma demonstração completa e bem estruturada.